Exames Ginecológicos ao longo da vida!!

em 11.8.09

Mulher tem aquela vida corrida né não?

Trabalho, casa, filhos, marido, vida social, etc, etc.

Será que estamos cuidando bem de nossa saúde?

No Blog Feito a Mão da querida amiga Claudia Ramalho, ela nos dá alguns puxões de orelha, confira aqui.

Mas aqui, vou deixar os nomes de alguns exames que as mulheres devem fazer periodicamente.

Esse post está servindo para eu me lembrar de alguns que ainda não fiz, e acho que já está bem na hora.

Vamos a listinha?



Auto Exame: A própria mulher apalpa as mamas para investigar qualquer alteração nelas, inclusive caroços que podem ser tumores em fase inicial. Deve ser feito uma vez ao mês, sempre na semana seguinte à menstruação. Marque no seu calendário, é muito importante.


Ultrassom Transvaginal ou intravaginal: Mostra a parte interna do útero e ovários. Detecta miomas, causas de dores abdominais e cistos ovarianos. Deve ser feito sempre que solicitado pelo médico, e na semana seguinte à menstruação.




Ult
rassom de mamas: Detecta alterações nas mamas. Pode ser feito por mulheres de qualquer idade, desde que o médico julgue necessário.







Mamografia: Indicada para mulheres entre 35 e 40 anos. Nada mais é do que um raio-X. Mostra algumas alterações da mama, como nódulos e calcificações. Deve ser feita anualmente ou bianual, a critério médico. Procure não fazer o exame durante à menstruação, pois os seios ficam sensíveis!



Papanicolauou: Detecta alterações de células do colo uterino que podem indicar um câncer em estágio inicial. Deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

Colposcopia: Pode ser realizada apenas como rotina ou quando o médico percebe alguma alteração na vagina ou no colo do útero. É possível ser feita no consultório ou em laboratórios.

--

É muita coisa né?

Mas é necessário e imprescindível. Pode diminuir muito sofrimento em alguns casos. Então mulheres, mãos à obra!

Beijocas!!!

Fonte: Dermacyd

7 comentários:

Rosi disse...

Nossa, que coincidência.
Acabo de marcar uma consulta no gineco. Realmente estou muito atrasada e desleixada com meus exames, a gente esquece que o preventivo é necessário.
Valeu pelo texto, super explicadinho.
Bjs

Feito a Mão disse...

Fabi, que dicas boas! Me dei conta que tá na hora de eu marcar uma mamografia! Já fiz 35!

Temos que nos cuidar e com saúde não se brinca, né?

___
O lanche ficou mesmo gostoso. Já não sobrou nada!!! Mário deu conta do recado direitinho...kkk

Fabi, jura que sua filha já vai fazer 15 anos no próximo ano? Nossa, vc parece irmã dela, então!

Tomara que essa minha funcionária dure, eu não gosto muito de mudanças... minha personalidade rígida, sabe? Sei que às vezes elas vêm para melhor, mas eu tenho muito medo de mudanças. Tanto que nem mexo meus móveis de lugar. Demoro para escolher onde pôr algo, mas depois que coloco num lugar, ai de quem tirar dali.

Vamos deixar então vc melhorar para marcar nosso almoço.

Um beijo.

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fabiana!
Post super útil, do tipo “grilinho da consciência”. Bom, acho que ando bem no quesito “auto-cuidado”. Ando fazendo os exames que tenho que fazer na minha idade. ;)

...
Mulher, do céu! Os pitacos que dei são todos pensando em adaptar num quarto pequeno, real, como o nosso. Vê só se eu entendo de quarto grande, bicha? Logo eu, que moro numa casinha de boneca!? ...kkkk...
Beijos, bonitona!

Fabi Carvalhos disse...

Fabi, ótima lembrança. Não vou ao gineco faz tempo, e o pior é que ando tendo problemas com o anticoncepcional. Como vc disse, acabamos nos deixando de lado em prol dos afazeres de casa e do trabalho. Vou me cuidar, pq ninguém pode fazer isso por mim, né? :) Beijão, Fabi
Ah! Fiquei surpresa em saber que vc não edita suas fotos, tudo que vc faz é tão caprichadinho... Então, tá. Vamos combinar de vc começar a tratar suas fotos e de vc me passar suas dúvidas,ok? Assim vc me ajuda a montar um novo tutorial mais voltado para as dificuldades dos principiantes. :) Beijão, Fabi.

Pitadasdilu disse...

Com toda certeza são exames mais que necessários para todas as mulheres, eu tô com quase todos em dia só falta o intravaginal que já peguei o pedido pra fazer, minha médica nunca tinha pedido, mas minha irmã falou que é importante também, então eu pedi e vou fazer.
Ótimo post.
Bjos, Lú.

Elaine disse...

Fabi,
Aiai, o que dizer? Confesso (já sentindo uma culpa danada) que estou a 3 meses para marcar gineco e só vou postergando. Resolvo o lado de todos aqui em casa, mas quando chega minha vez é essa moleza.
Engraçado este negócio de blog, porque você fez um post super legal dirigido à todas as mulheres, mas senti com se vc estivesse me puxando a orelha particularmente...deve ser a consciência pesada mesmo!
Ainda mais no meu caso, com antecedentes na família, 37 anos, etc. Valeu o puxão de orelha...

Bjs, Elaine

Verônica Cobas disse...

Oi, Fabiana,

Te vi comentando no post da Lucia, lá o Criative-se, onde também escrevo todas as sextas. Acho que nunca estive por aqui. Se assim o foi, sempre é tempo de corrigir. E acho que o tema do seu post é muito importante. Na verdade, vital. Mais de 50% das razões que levam as mulheres aos consultórioso médicos envolvem o aparelho ginecológico e mamas. Portanto, atenção anual significa qualidade de vida e vida com qualidade.

beijos. Verônica

Encontre aqui



Atualizações do Instagram

Topo