28.10.09

Artesanato em Renda de Filé!


Aqui em Alagoas, o artesanato mais visto e mais comentado pelos turistas que nos visitam, é a renda de filé. Uma arte genuinamente alagoana.
Arte que é passada de geração em geração, deixando nosso artesanato mais rico.
Hoje à tarde, no noticiário daqui, passou uma reportagem super legal, evidenciando essa arte pelo mundo afora.
As artesãs do bairro de Pontal da Barra e da cidade de Marechal Deodoro, estão trabalhando contra o tempo para darem conta das inúmeras encomendas que recebem.
Uma empresa de óculos, pediu uma grande quantidade do trabalho em filé, para servir de porta-óculos, chique não?
Uma editora pediu 5000 trabalhos em renda de filé, para serem capas do livro (não mencionou nome) além de marcadores de página belíssimos, amei gente!
O trabalho em filé, é elaborado a partir de uma rede tecida em algodão, presa por pregos a uma peça de madeira. Daí, são traçados pontos com agulha, de onde saem várias peças de vestuários, para cama, mesa e etc. Geralmente os motivos utilizados pelas rendeiras são em formas florais ou geométricas.

Vamos ver o que essa arte tem de tão legal e bonita? Olha só, e vejam se não tenho razão!
 
 
Colcha para cama, do jutnet.


Linda toalha de lavabo, vi aqui.

Trilho de mesa, lindo não? Da Artestore.



Linda bolsa, achei aqui.


E essa toalha de mesa, linda não? da Oxente Ceará.

Gostaram? Muitas coisas lindas não?
Se quizerem ter mais informações sobre o artesanato de Alagoas, podem acessar aqui, que tem várias opções.
 
Beijocas!

15 comentários:

Uma Mulher de Fases on 28 de outubro de 2009 19:11 disse...

Fabiana, coisa linda!
Dá um toque muito romântico ao quarto né?
A bolsa também é um desbunde!
Beijos

Cláudia Ramalho on 28 de outubro de 2009 20:03 disse...

Amo filé tenho uma saia linda, bem fechada... ela aparece numa das fotos do meu fotolivro, na gravidez de Maria Clara.
Tb tenho toalhinhas e várias passadeiras.
Mas gosto mesmo é da renascença, bem mais delicada e cara tb... kkk
Minha mãe tem uma colcha que deve estar valendo hoje mais de 3 mil reais... coisa linda de morrer. Foi peça de enxoval.
Nunca tive coragem de comprar uma pra mim.
Um cheiro.

Casa de Catarina - lelê on 29 de outubro de 2009 06:51 disse...

Fabi,
quando estive ai, comprei umas lembrancinhas de renda de filé... era um pouco caro (é claro que a anta aqui deixou pra última hora e comprou no aeroporto!!!!). Mas fiz questão! Não comprei nada para mim. Me arrependo tanto!!!! Me dá a desculpa de voltar na terrinha só para comprar um vestidinho ou uma saia, não? rsss.
E como o noivo não conhece as terras dai, quer ir um dia.
Beijos
lelê

Rosi on 29 de outubro de 2009 08:31 disse...

FABI
Admiro muito esse tipo de artesanato, mas realmente o preço é bem salgado. Pude constatar isso em todas as vezes que fui a Fortaleza, uma pena! Nós, turistas, adoramos trazer lembranças do artesanato local. Fiquei apaixonada por uma colcha de cama como essa, perfeita!
Quem sabe na próxima visita ao nordeste eu me jogo e trago uma dessas pra casa...
Bjs

bordados da vida on 29 de outubro de 2009 10:07 disse...

q lindoooooo parabéns, eu estive em recife ano passado e não puide deixar de comprar um trabalho feito com filé, comprei uam toalha de rosto igualzinha a esta verde,ameiiiiiiiiii!!
bjocas amada
parabéns pelo blog

Luciana on 29 de outubro de 2009 14:28 disse...

Acho lindo esse trabalho, não vejo a hora de passear por aí e conhecer essas maravilhas.
Bjos, Lú.

Casa Corpo e Cia. on 11 de novembro de 2009 12:25 disse...

Oi Fabiana!
Que trabalho lindo!
E eu adorei as cores, porque eu sou multicolor! hahahaha.

Me desculpe a demora em responder, mas não te esqueço não tá?
Tô meio enrolada com trabalho, casa, e o blog toma o meu tempo, nao estou dando conta de visitar todo mundo! My God!
Mas logo logo eu me organizo, é que estou resolvendo um monte de coisas ao mesmo tempo, e isso tá me consumindo.
Tenha um lindo dia!
BjOs da Re.

Vila do Artesão on 13 de novembro de 2009 11:44 disse...

Adoro renda de filé. Tenho uma bolsa com aplicação de lantejoulas na renda. Colorida e linda.
Essas artesãs são umas verdadeiras artistas.
Abraços,
Cris Turek

Kandis Design on 18 de novembro de 2009 14:16 disse...

gostei da bolsa!

Luci on 20 de novembro de 2009 08:40 disse...

Adoro esse tipo de trabalho. Aliás no nordeste o que não falta é lindas artes. Sempre que vou volto quebrada financeiramente hehehe e sua cidade é linda!!! preciso voltar!

Fabja disse...

Gente, quem quiser comprar pela internet, a Artestore tem loja virtual. O endereço é www.artestore.com.br

Fabbi on 20 de março de 2010 19:42 disse...

Olá Fabiana, sou proprietária do site Artestore e fiquei muito feliz em ver sua referência ao nosso site nessa postagem. Agradeço muito e estou a sua disposição, precisando de algo fique a vontade em entrar em contato. Aproveito para divulgar que lançamos um novo site todo renovado, visite www.artestore.com.br. Bj e mais uma vez obrigada.

Renda Filé on 14 de agosto de 2011 14:00 disse...

Lindo mesmo seu trabalho. Essa colcha colorida esta especialmente bela. Super parabéns. Eu e minha família trabalhamos há muitos anos com esse artesanato. Agora Fazemos peças de vestuário. Coletes, vestidos, blusas. Nosso trabalho pode ser visto nesse link do blog, como também no www.tudoarte.com.br/rendafile

Deivid Silva on 10 de abril de 2012 16:34 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deivid Silva on 10 de abril de 2012 16:35 disse...

Belos artigos em renda de filé.
Para quem gosta de bolsa artesanal em renda de filé e em outros tipos de artesanato sugiro o site http://www.mariarte.com.br/acessorios/bolsa-artesanal.html

Seguidores

Arquivo

Quem sou eu

Minha foto
Casada com o Carlos, mãe das lindas Lizandra e Lyandra, que ama Deus, feliz, e arteira! Amante dos Bolos decorados em pasta americana! Que tem a certeza da salvação que só há em Jesus Cristo!

Pense Nisso!

Pense Nisso!
Clique na imagem e saiba como ter essa certeza.

O que ando lendo:

O que ando lendo:
É Agora... ou Nunca
 

Idéias, Detalhes & Dicas Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez Blogger Templates