Artesanato em Renda de Filé!

em 28.10.09

Aqui em Alagoas, o artesanato mais visto e mais comentado pelos turistas que nos visitam, é a renda de filé. Uma arte genuinamente alagoana.
Arte que é passada de geração em geração, deixando nosso artesanato mais rico.
Hoje à tarde, no noticiário daqui, passou uma reportagem super legal, evidenciando essa arte pelo mundo afora.
As artesãs do bairro de Pontal da Barra e da cidade de Marechal Deodoro, estão trabalhando contra o tempo para darem conta das inúmeras encomendas que recebem.
Uma empresa de óculos, pediu uma grande quantidade do trabalho em filé, para servir de porta-óculos, chique não?
Uma editora pediu 5000 trabalhos em renda de filé, para serem capas do livro (não mencionou nome) além de marcadores de página belíssimos, amei gente!
O trabalho em filé, é elaborado a partir de uma rede tecida em algodão, presa por pregos a uma peça de madeira. Daí, são traçados pontos com agulha, de onde saem várias peças de vestuários, para cama, mesa e etc. Geralmente os motivos utilizados pelas rendeiras são em formas florais ou geométricas.

Vamos ver o que essa arte tem de tão legal e bonita? Olha só, e vejam se não tenho razão!
 
 
Colcha para cama, do jutnet.


Linda toalha de lavabo, vi aqui.

Trilho de mesa, lindo não? Da Artestore.



Linda bolsa, achei aqui.


E essa toalha de mesa, linda não? da Oxente Ceará.

Gostaram? Muitas coisas lindas não?
Se quizerem ter mais informações sobre o artesanato de Alagoas, podem acessar aqui, que tem várias opções.
 
Beijocas!

15 comentários:

Uma Mulher de Fases disse...

Fabiana, coisa linda!
Dá um toque muito romântico ao quarto né?
A bolsa também é um desbunde!
Beijos

Feito a Mão disse...

Amo filé tenho uma saia linda, bem fechada... ela aparece numa das fotos do meu fotolivro, na gravidez de Maria Clara.
Tb tenho toalhinhas e várias passadeiras.
Mas gosto mesmo é da renascença, bem mais delicada e cara tb... kkk
Minha mãe tem uma colcha que deve estar valendo hoje mais de 3 mil reais... coisa linda de morrer. Foi peça de enxoval.
Nunca tive coragem de comprar uma pra mim.
Um cheiro.

Casa de Catarina - lelê disse...

Fabi,
quando estive ai, comprei umas lembrancinhas de renda de filé... era um pouco caro (é claro que a anta aqui deixou pra última hora e comprou no aeroporto!!!!). Mas fiz questão! Não comprei nada para mim. Me arrependo tanto!!!! Me dá a desculpa de voltar na terrinha só para comprar um vestidinho ou uma saia, não? rsss.
E como o noivo não conhece as terras dai, quer ir um dia.
Beijos
lelê

Rosi disse...

FABI
Admiro muito esse tipo de artesanato, mas realmente o preço é bem salgado. Pude constatar isso em todas as vezes que fui a Fortaleza, uma pena! Nós, turistas, adoramos trazer lembranças do artesanato local. Fiquei apaixonada por uma colcha de cama como essa, perfeita!
Quem sabe na próxima visita ao nordeste eu me jogo e trago uma dessas pra casa...
Bjs

bordados da vida disse...

q lindoooooo parabéns, eu estive em recife ano passado e não puide deixar de comprar um trabalho feito com filé, comprei uam toalha de rosto igualzinha a esta verde,ameiiiiiiiiii!!
bjocas amada
parabéns pelo blog

Pitadasdilu disse...

Acho lindo esse trabalho, não vejo a hora de passear por aí e conhecer essas maravilhas.
Bjos, Lú.

Re Batista disse...

Oi Fabiana!
Que trabalho lindo!
E eu adorei as cores, porque eu sou multicolor! hahahaha.

Me desculpe a demora em responder, mas não te esqueço não tá?
Tô meio enrolada com trabalho, casa, e o blog toma o meu tempo, nao estou dando conta de visitar todo mundo! My God!
Mas logo logo eu me organizo, é que estou resolvendo um monte de coisas ao mesmo tempo, e isso tá me consumindo.
Tenha um lindo dia!
BjOs da Re.

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

Adoro renda de filé. Tenho uma bolsa com aplicação de lantejoulas na renda. Colorida e linda.
Essas artesãs são umas verdadeiras artistas.
Abraços,
Cris Turek

Kandis Design disse...

gostei da bolsa!

Luci disse...

Adoro esse tipo de trabalho. Aliás no nordeste o que não falta é lindas artes. Sempre que vou volto quebrada financeiramente hehehe e sua cidade é linda!!! preciso voltar!

Fabja disse...

Gente, quem quiser comprar pela internet, a Artestore tem loja virtual. O endereço é www.artestore.com.br

Fabbi disse...

Olá Fabiana, sou proprietária do site Artestore e fiquei muito feliz em ver sua referência ao nosso site nessa postagem. Agradeço muito e estou a sua disposição, precisando de algo fique a vontade em entrar em contato. Aproveito para divulgar que lançamos um novo site todo renovado, visite www.artestore.com.br. Bj e mais uma vez obrigada.

Renda Filé disse...

Lindo mesmo seu trabalho. Essa colcha colorida esta especialmente bela. Super parabéns. Eu e minha família trabalhamos há muitos anos com esse artesanato. Agora Fazemos peças de vestuário. Coletes, vestidos, blusas. Nosso trabalho pode ser visto nesse link do blog, como também no www.tudoarte.com.br/rendafile

Deivid Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deivid Silva disse...

Belos artigos em renda de filé.
Para quem gosta de bolsa artesanal em renda de filé e em outros tipos de artesanato sugiro o site http://www.mariarte.com.br/acessorios/bolsa-artesanal.html

Encontre aqui



Atualizações do Instagram

Topo